domingo, 15 de fevereiro de 2009

ONU: O faz de conta.

Era uma vez... Uma organização chamada Nações Unidas criada em 1945, logo após a II Guerra Mundial. A ONU tinha como objetivo principal de manter a paz, a segurança internacional e desenvolver cooperação entre os países, na busca de soluções dos problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários... É uma pena que essa historinha só ficou no papel.
Conflitos e mais conflitos surgiram após sua criação e acabaram sem soluções reais. E em 1994, a ONU mostra ao mundo sua incompetência diante do genocídio em Ruanda, quase 1 milhão de pessoas foram assassinadas em menos de 4 meses. Mortes que poderiam ser evitadas se o papel da ONU fosse real.
Mas o que torna essa organização um faz de conta? Na verdade, a ONU é bem real, mas somente para algumas situações, principalmente aquelas que envolvem interesse dos EUA (Não é à toa, que a sede da ONU fica em território americano).
Em países como os da África, onde se há pouco em que o governo americano possa explorar. Esses são privados dos serviços da ONU ou tem uma mísera ajuda. E assim, populações são deixadas a mercê de constantes guerras civis, a fome e a miséria.
Depois de 15 anos do episódio de Ruanda, a ONU “venda seus olhos” para novos conflitos como o genocídio silencioso de Darfur. A ajuda proporcionada pelos ‘soldados azuis’ ( soldados da ONU) é insuficiente para proteger a população, mas é numero bastante para impor a atuação dos EUA no Sudão, já que o território é riquíssimo em petróleo.
Com um histórico de 65 anos de atuação da ONU, marcado por tantos fracassos, será possível criar esperança por um final feliz para esse faz de conta?


Dicas: Se vocês quiserem se informar mais sobre o horror que aconteceu em Ruanda e a falta de ação da ONU, vejam o documentário: Os fantasmas de Ruanda( The Ghosts of Rwanda) Não é um documentario facil de locar, então sugiro baixa-lo.
E filme tem o 'Hotel Ruanda', um filme muito bom que conta a história verídica e emocionante que se deu durante o genocido em Ruanda.

4 comentários:

Camila L. L. disse...

É uma pena mesmo que os interesses econômicos prevalesçam na atuação da ONU...

Talvez isso diminuísse um pouco se mais países fossem incorporados às cadeiras fixas no conselho de segurança, né?

Atuamente temos EUA, China, França, Reino Unido e Rússia (os vencedores da II Guerra, critério muito antiquado ao meu ver).

Uma das propostas é acrescentar dois países industrializados e três em desenvolvimento, além de um da África, um da Ásia e outro da América Latina. E o Brasil tá na briga!

Thaís M. disse...

A ONU é permeada de idealismo. Falta ação, comprometimento e interesse real em agir contra a fome mundial e os conflitos etnicos. Enquanto os objetivos de paises centrais, principalmente os EUA, permanecerem privilegiados, tá longe dessa "instituição" ser eficaz atuando no cenário mundial.

Anônimo disse...

estao esquecendo da MINUSTAH?
e as diversas outras açoes da ONU?
esquecem tbm que o CONTIGENTE da ONU , nao "pertence" a ONU, sao soldados treinados por cada PAIS de ORIGEM?
guerra gera morte

Samara disse...

Não há missão da Onu, em que o interesse economico e politico dos Eua não esteja presente. A ocupação da Haiti tb implica um certa rédia no governo do Haiti por parte dos Eua. Foi exatamente que aconteceu em 1991 quando a ONU e os EUA impulseram sanções economicas para forçar que os militares do pais deixassem voltar um politico que tinha ganhado a eleição para presidente. O eua tinha interesse que ele voltasse pq ele tinha aliança com as politicas norte-americana. Então não se engane... por tras da boa ação da ONU, há um interesse para isso!