domingo, 29 de março de 2009

Consciência coletiva

Na reunião anterior discutimos a questão do anarquismo como um meio de organização não muito viável para nossa realidade, mas que nos deixou a idéia, segundo Felipe, do "novo olhar", um veículo para futuras soluções. Ou seja, é ver o que até então não era comum de ser visto, e trazer isto para nossa realidade buscando soluções dentro de nossas possibilidades. E para isso como teremos esse "novo olhar" se somos bombardeados de informações as quais muitas vezes nos ofusca o real? O que acontece a nossa volta? E é aí que entra um dos papéis mais utilizado pelo meio de comunicação social em massa, a mídia.

A alienação que interfere no processo de formação do ser. Assim como uma rede, somos capturados como peixinhos, leigos, indefesos e fracos. O que acaba por acontecer é que se formam consciências isoladas, introspectivas e com isso o individualismo, esquecendo que consiciências diferentes tendem a enrriquecer uma consciência coletiva. Não podemos esquecer que essas diferenças levam ao debate, a dúvida, a construção social, ou seja um verdadeiro motor e muito eficaz! Quando a mídia nos manda informações reais, construtivas, nós aprendemos, nos fortificamos, e ainda mais quando estamos repletos de pessoas que também se fortificam com ela. Como ilhas juntas que formam um belo arquipélago!

Então gente, achei esses trechos em um site cuja fonte está no final, depois de lermos é bom refletirmos se é possível assimilarmos a realidade social e então criamos uma organização de consciências interligadas em busca de uma união, como a consciência coletiva, capaz de ter o "novo olhar" e uma comunicação social construtiva para que em união irmos em busca de novas soluções.

Segundo a concepção positiva de Durkheim, "sua concepção pode ser completada com a constatação das flutuações dos valores, os quais se juntam e se interpenetram depois de se terem diferenciados."
"...o mundo da cultura com seus valores que aspiram à validade só pode ser apreendido por via da consciência coletiva. Por sua vez, a apreensão por via de consciência coletiva só é possível graças ao fato de que essa consciência é capaz de se abrir, ultrapassando as suas crenças e assimilando as novas influências do ambiente social, bem como é capaz de se multiplicar no mesmo quadro social." [ Autor: Jacob (J.) Lumier
Fonte: http://jl-cogitatio.blogspot.com/2008/07/comunicao-social-e-conscincia-coletiva.html]

2 comentários:

Anônimo disse...

Como jornalista e crítico, acabei de ler um dos melhores e objetivos textos sobre o tema, já amplamente abordado. Com sintese, clareza e magnitude, a Nadyne pode passar a idéia sobre a mídia. Fico honrado pela nova geração ter este senso crítico que ainda flora com força nos jovens e por ter jovens com este poder de expressão. Parabéns a autora e parabéns ao grupo. A verdadeira consciência social agradece.

Camila disse...

Nadyne realmente soube apreender a importância da não-uniformização proposta pela mídia de uma forma bem profunda.
Num mundo onde todos parecem apenas se preocupar com a praticidade de suas própias vidas, ler um texto com significado, sentimento e "empatia social" é um consolo.
Também fico muito orgulhosa de ter Nadyne conosco! :)