terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Um breve reflexão sobre a educação

Educação engloba ensinar e aprender. É um fenômeno visto em qualquer sociedade, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da passagem, às gerações que se seguem, dos meios culturais necessários à convivência de um membro na sua sociedade. Nos mais variados espaços de convívio social ela está presente. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação. A prática educativa formal - observada em instituições específicas - se dá de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas.

As escolas nos países subdesenvolvidos, incluindo o Brasil, apresentam uma série de problemas, tais como:

*O baixo salário dos professores
*Despreparo dos professores
*Pressão econômica daqueles pais que necessitam do trabalho das crianças.
*Falta de boas universidades e dificuldades no acesso a estas(principalmente nos países mais populosos e menos desenvolvidos).
*Evasão escolar antes do término do Ensino Fundamental.
*Elevado número de jovens e adultos que não concluiram a escolarização em idade regular.
*A descrença nas lutas político-sociais.
*A formação deficiente de parte dos profissionais da educação.
*O grande número de alunos por sala, além de outros problemas de ordem estrutural, como falta de bibliotecas, e em alguns casos até de energia.


Este conjunto de dificuldades, gera a Síndrome de Burnout, que faz com que os professores acabem desistindo aos poucos, por não verem sentido no seu esforço, despersonalizando a relação com os alunos e realizando seu trabalho apenas pelo valor da troca.

OBS: Síndrome de Burnout -> é um termo psicológico que descreve o estado de exaustão prolongada e diminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho.

Reflita sobre isso...

Um comentário:

Camila L. L. disse...

Acho que a Síndrome de Burnout não é restrita aos professores. Os alunos, infelizmente, também a sentem, tanto nas escolas públicas (alunos desmotivados diante da conocrrência em vestibulares e concursos) quanto nas particulares (alunos com emprego previamente garantido).

Outro problema das escolas é a falta de um ambiente favorável ao aprendizado, com o incentivo dos pais, professores, colegas e do próprio governo. Acho que isso influencia até mais que infra-estrutura.