terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Momento fora do País...

Você soube que 2.5 milhões de pessoas tiveram que se retirar de suas casas em Darfur, Sudão?

Cada dia, essas pessoas enfrentam as ameaças que são tão duras que fica difícil até de imaginar. Essas pessoas vivem em campos de refugiados de péssimas condições, sem falar do medo constante da violência. Já que esta região se encontra em uma séria crise humana, o genocídio. Mas porque isto?

As hostilidades se iniciaram na região árida e pobre em meados de 2003, depois que um grupo rebelde começou a atacar alvos do governo, alegando que a região estava sendo negligenciada pelas autoridades sudanesas em Cartum. Em conseqüência disto, o governo formou uma campanha de repressão na região na tentativa deliberada de expulsar a população negra africana de Darfur. Também há o conflito religioso onde os Janjaweed, milícia árabe de religião muçulmana, tenta destruir os povos não-muçulmanos. Apesar do governo não admitir, essas milícias são patrocinadas pelo governo. Aqueles que conseguiram escapar da violência, agora estão vivendo em campos de refugiados espalhados por Darfur. Esses campos dependem das doações internacionais de medicamentos e alimentos, mas recentemente o presidente da Sudão proibiu a entrada de tropas da paz da ONU no país com a desculpa que o Sudão irá perder sua soberania com tanta intervenção.

Enquanto isto, milhares de sudaneses não podem fazer nada em relação a esta situação já que estão ocupados demais morrendo. Admitindo o genocídio nesta região, significa AGIR! Por isso que a omissão deste problema é tão grande! Quem já ouviu em falar sobre Darfur nos jornais??? Cabe a nós informar a todos as atrocidades que acontece no Sudão e assim exigir uma resolução.

Faça sua parte! Só porque este problema acontece em outro continente, não quer dizer que aqueles pobres coitados não precisem de um pouco de atenção!

3 comentários:

Thaís M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaís M. disse...

Pois é a situação em Darfur tá crítica. É interessante observar a situação dos países africanos, se nós pararmos para fazer uma ligeira comparação os pobres daqui são ricos se comparados aos de lá. O fato é que os países ricos não se importam em ajudar os subdesenvolvidos com a aplicação de políticas que venham a melhorar a situação do povo. E assim o mundo continua a mesma "merda"

www.fotolog.com/darfurmsf

Fabiano disse...

Amigo
Bom saber que vc tb tem blog, to te favoritando lá ok

boa semana tb

abraços